|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() |
![]() |
DÚVIDAS
Muitas vezes ouvimos alguém dizer: - Eu deveria ter trago o livro. O certo é dizer: Eu deveria ter trazido o livro. Comentário: Existem os verbos abundantes. Possuem dois particípios (regular/irregular): trazido/trago, imprimido/impresso, matado/morto etc. Com o regular, devemos usar ter e com o irregular devemos usar ser. Por exemplo, ter matado/ ser morto;
Ir ao encontro:
a) Em favor de. "A tua resolução veio ao encontro dos meus desejos." Na
direção de: Caminhou ao encontro do amigo.
Ir de encontro quer dizer em contradição com; contra. Exemplo: "O carro foi de encontro ao muro."
Xerox ou xérox? As duas pronúncias estão corretas. Devemos nos atentar apenas para o acento. Usando tais palavras estaremos incorrendo em metonímia: a marca pelo produto. Cópia ou fotocópia poderá substituir.
Recorde ou "récorde": a pronúncia correta é com a sílaba tônica na penúltima sílaba, pois a palavra não possui qualquer acento gráfico para classificá-lo como proparoxítona. A mesma regra é aplicada à palavra rubrica. Veja que não tem acento gráfico.
Como devemos escrever as horas? A maneira correta de escrever
as horas é assim: 18h52. Só se coloca
min (e sem ponto) quando tiver segundos: 15h42min10. Observaram que não precisou do "s" também, não é? A escrita de metro deve ser "m" somente, nada de 10 mts.
Duzentas gramas ou duzentos gramas? A segunda opção é a correta, pois o sistema de medidas é masculino: quilogramas, gramas etc.
Como escrever a partir e bife a cavalo? É comum se ver escrito em anúncios o "a" com acento indicativo de crase, todavia a regra dispõe que diante de verbo e de palavras masculinas não ocorre crase.
"Subcídio ou subzídio"? Na palavra subsídio o "s" tem som de "c" e não de "z".
Quando usar "a" ou "há"? O "a" usa-se quando se referir ao futuro, o "há" refere-se ao passado. Exemplo: 1) Daqui a dois dias farei a prova. 2) Há dois dias não o vejo, que quer dizer "faz dois dias que não o vejo". Nunca use "fazem dois dias", beleza?
Está certo falar "se eu ver a Maria"? Não, está errado. O correto falar é "se eu vir a Maria ou se eu a vir".
Assistir o filme
ou assistir ao filme? O certo é "assistir
ao filme", pois o verbo assistir nesse caso é
transitivo indireto. É transitivo direto quando significar ajudar, prestar assistência: "O médico assistiu o paciente".
Vogal é o som que pronunciamos ao falar. O que escrevemos são as letras. Você sabe quantas vogais existem na língua portuguesa? Quem respondeu 5 errou! Confira: /a/, /ã/, /e/=ê, /E/=é, /ẽ/, /i/, /ĩ/, /
Cito algumas abreviaturas: h = hora(s), kg = quilograma, m = metro(s). O ponto só deve ser colocado se a frase tiver acabado.
A palavra "champagne" aportuguesada fica champanha, e é masculina, por isso devemos dizer: "- Vamos tomar um champanha? Também são masculinas (Cegalla, 1984, p. 119) dó (pena), sósia, herpes, pernoite, púbis. São palavras femininas omoplata, libido, cal, cataplasma.
Algumas pessoas falam "Se caso eu for...". As conjunções SE e CASO devem ser empregadas separadamente: "Se eu for" ou "Caso eu vá".
Uso dos porquês. Porque = ,pois: "Passou na prova, porque estudou bastante". O porquê é substantivo, geralmente é precedido de artigo: "Não sei o porquê de tua pergunta). Por que pode ser substituído por motivo pelo qual, é usado no início ou meio perguntas (a. Por que o evento não aconteceu? b. Não sei por que isso aconteceu.)
Não diga (o certo é):
Escreva: - Mal - quando trocar por bem;
Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA.
Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer. Pode-se usar o MIM quando a oração terminar: Maria, você trouxe o livro para mim?
Não é eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando e sim eu mandarei ou vou MANDAR , passarei ou vou PASSAR e verificarei ou vou VERIFICAR (muito mais simples, mais elegante e CORRETO).
|
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
|